Em mais um avanço no enfrentamento à criminalidade organizada, a Delegacia de Polícia de Candiota deflagrou, em maio de 2025, a Operação Fase B, com foco no combate ao furto de fios, cabos e ao crime de abigeato, os quais vinham sendo registrados com frequência em diferentes pontos do município.
A ação culminou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, todos realizados no distrito de Dario Lassance, zona urbana de Candiota.
Sob a coordenação do Delegado Cristiano Ribeiro Ritta, a operação contou com o apoio da Brigada Militar, reunindo um efetivo aproximado de 60 policiais civis e militares em uma atuação integrada.
Como resultado, foram efetuadas três prisões em flagrante pelos crimes de associação criminosa, posse irregular de arma de fogo e receptação qualificada. Também foram apreendidos cerca de 140 quilos de carne de procedência duvidosa, cinco espingardas, roupas camufladas, balaclavas e demais apetrechos usados nas ações delituosas.
A Operação Fase B é continuidade direta da Fase A, deflagrada em abril de 2025, a qual já havia revelado um esquema organizado de furtos contra empresas de grande porte na região. Com o aprofundamento das investigações, surgiram novos elementos que apontaram para uma estrutura criminosa ainda mais complexa, com indícios de que a própria Delegacia de Polícia teria sido alvo de ações do grupo.
A presente fase da operação teve como objetivos centrais a desarticulação de grupos especializados em furtos de fios e carneadas ilegais, a identificação dos autores e a execução de medidas judiciais capazes de impedir novas ocorrências.
As cinco armas de fogo apreendidas, todas espingardas, reforçam o caráter organizado e potencialmente violento da atuação dos envolvidos, representando risco à segurança pública.
Informações DP Regional Bagé
Nenhum comentário:
Postar um comentário